Pedalar “pesado”
- marcelorosa99
- 20 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Já pedalamos há muitos anos… milhares de quilômetros pedalados, entre treinos, passeios, provas, cicloviagens. Mas como eu já falei aqui, nunca pedalamos para acampar. Nunca, até agora, havíamos feito uma cicloviagem “com toda a tralha na bike”. Ou seja, nunca pedalamos realmente “pesados”.
E qual a diferença??? Toda. Absolutamente toda. E não é só nas pernas (que vc tem que fazer mais força). A bicicleta fica “irreconhecível”. Muda a forma de pedalar (muito mais lento e fazendo mais força a cada pedalada ), muda a forma de fazer curvas (muito mais abertas), muda a forma de pedalar em subidas (como tem muito peso atrás, é preciso colocar ainda mais o corpo pra frente, pra manter a roda da frente no chão), e principalmente muda a forma de se equilibrar na bike. A impressão que dá (não me lembro de muitos conceitos de física), mas é que o centro de gravidade muda, porque o peso não está mais centralizado no selim (porque normalmente o peso do ciclista é o que mais faz diferença), mas sim “espalhado” pela bike.
Neste primeiro “teste” de equipamentos que fizemos, aprendi que preciso “dividir” melhor o peso das tralhas. Muito peso atrás deixa a frente muito leve e a bike mais “perigosa”. Muito peso na frente acaba atrapalhando demais nas descidas e a bike fica “mais perigosa” hehe
Como tudo na vida, o equilíbrio é fundamental quando se trata de “pedalar a bike pesada”.
Vou comprar mais bolsas pra colocar na frente da bike (no garfo), de modo a conseguir dividir melhor o peso.
Bora pros próximos testes, porque a grande viagem está chegando (faltam 3 meses uhhhuuu)….




Comentários